Palestrantes



Mauro Cavalcante Pequeno

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1991). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Ceará, consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, da Fundação Cearense de Amparo a Pesquisa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Secretaria de Educação a Distância (MEC) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba. É coordenador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFC e Diretor do Instituto Universidade Virtual. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática Educativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Software Educativo, Objetos de Aprendizagem e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0649693969807037

 



Fredric Michael Litto


Possui graduação em Rádio-Televisão - University of California, Los Angeles (1960) e doutorado em História do Teatro - Indiana University (1969). É presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância,desde 1995 ; Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi Membro do Comitê Executivo ICDE no período 2008/ 2012. Membro do Board of do Trustees do ICDE-International Council of Open and Distance Learning período 2013/ 2016 ; e membro do Conselho Editorial das revistas científicas: American Journal of Distance Education, - Revista Iberoamericana de Educación a Distancia , - Advanced Technology and Learning, - International Review of Research in Open & Distance Learning e - Open Learning . Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Mediada por Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem, telemática, repositórios digitais e novas formas de trabalhar.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5570587335317441

Ismael Pordeus Bezerra Furtado


Jornalista profissional com passagens por diversas editorias e veículos de comunicação. Especialista em Informática e Mestre e doutorando em Educação na UFC. Professor Universitário com experiência de ensino e gestão em Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, projetou e coordenou no período de 2003 a 2009 os Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade 7 de Setembro - FA7. Atualmente, é Professor-Assistente do Instituto UFC Virtual, atuando na área de Linguagens Midiáticas em Educação a Distância, tendo interesse por temas como cultura digital, educação, formação de professores e comunicadores e produção audiovisual. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0552099245346620

 

 

Romero Tavares da Silva


Possui Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1974), Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1978) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1993). Professor Associado IV do Departamento de Física da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem significativa e o ensino de Ciências, Codificação Dual, Esforço Cognitivo e Aprendizagem Multimídia, Mapa conceitual como estruturador do conhecimento.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3188089696794361

 

Luciana de Lima


Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003), Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE (2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008) e Doutoranda em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC desde 2010. Atualmente é professora efetiiva DE da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto UFC Virtual.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2967595851995266

 

Nukácia Meyre Silva Araújo


Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1992), mestre em Lingüística (1998) e doutora em Educação (2008) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é coordenadora do Mestrado Profissional em Letras-PRFLETRAS/UECE, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4953993121138640

 

 


Jose Manuel Moran Costas

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado (1982) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1987). Foi professor de Novas Tecnologias na Universidade de São Paulo (aposentado). Professor, Pesquisador, Conferencista e Orientador de Projetos Educacionais Inovadores com metodologias ativas nas modalidades presencial e a distância. (Texto informado pelo autor)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4035390540170184


Marcos da Fonseca Elia

Possui graduação em Bacharel Em Física pela Universidade de Brasília (1969) , mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1974) e doutorado em Science Education pela University of London (1981) . Atualmente é PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Revisor de periódico da Ciência e Educação (UNESP) e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Informática na Educação. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: ENSINO DE FÍSICA, LABORATÓRIO DIDÁTICO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7271887512757562

 

Carlos Eduardo Ferrão de Azevedo


Mestre em Informática pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ).Especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduado em Análise de Sistemas e Licenciado em Informática pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Na UVA, sou responsável pelo infraestrura tecnológica do Núcleo de Educação a Distância (NEaD-UVA), professor e Coordenador do Curso de especialização em Educação e Tecnologia.


Lattes: http://lattes.cnpq.br/7485529036270448